Friday, April 18, 2008

na montanha-russa

lembro que na orientacao a jody comentou que viver aqui eh uma montanha-russa, tem dias que estamos la em cima, outros la embaixo, comigo nao seria diferente, certo?

estes ultimos dias estava um pouco para baixo, nao com homesick, mas com meu dia-a-dia aqui. sei que "ler" coisas ruins nao eh agradavel e sempre procuro escrever aqui o que eh bom, para inspirar outras meninas que estao sonhando, como eu sonhei. mas aqui eh um diario meu tambem, e vou escrever os motivos que me deixaram triste e afastada estes dias. talvez, sejam problemas pequenos para quem esta de fora e ontem, conversando com meu pai e minha mae, voltei a ver o caminho certo e fiquei bem. eles sao dois anjos na minha vida, como eh bom ser filhas deles!

entao, primeiro problema: grana!

eu nao sou de gastar muito, mas estou sem 1$ para gastar com passeios e viagens. claro, isso porque vou pagar em abril, 27th, minha viagem de ferias, tenho que ter na conta 900$ para isso, mas vou usar 400$ que ainda restaram do dinheiro que eu trouxe, ou seja, se nao fosse isso, nao teria dinheiro para viajar. ai tem o fato de comprar roupa para a viagem e pagar os passeios.

comecei a fazer academia, problema meu certo? eu que resolvi pagar mensalidade + aula especial de kickboxing, tudo pensando na viagem, mas ai tem que comprar roupa de ginastica, barrinhas de cereais para comer algo antes de fazer os exercicios, pronto, la se foi todo o dinheiro que me restava.

verao chegando e quem disse que tenho roupa? nao, tenho que comprar...

dinheiro eh algo que sempre me deixa "brava", digo, a falta dele... nao quero pedir para meu pai mandar nada do brasil, quero me virar com o dinheiro que ganho aqui. so vou pedir se for para pagar um curso importante para meu curriculo, nao para comprar roupa - e meu pai nao iria mandar dinheiro dele nao, iria mandar o meu dinheiro que deixei la, so para deixar claro.

segundo problema: hosts + banco de horas + driver`s license

isso eh o que me deixou mais confusa aqui sobre as minhas atitudes. como ja deixei claro varias vezes, gosto muito dos meus hosts, eles me tratam muito bem, nao me sinto "empregadinha", pelo contrario, me sinto da familia. eles me ajudam com o ingles e tal. mas nem tudo sempre eh 100%. bem, esta semana eles foram viajar para a casa da mae da minha host em north carolina. sim, eles me chamaram, mas ela mesmo disse que seria "bored" porque eles iam ficar so na casa da mae dela, e como ja fui para la uma vez, digo, na casa da irma dela no mesmo estado, realmente foi "bored", fora que a gente trabalha 24 horas e eles nao contam como trabalho, afinal, as kids estao la e nao da para recusar uma ajudinha. tudo bem, resolvi ficar aqui, descansar, ir na academia tranquila, e foi o que estou fazendo - ja que estou sem dinheiro para viajar.

por isso, esta semana so trabalhei uma hora no domingo, 11 horas na segunda, 10 horas na terca e 12 horas na quarta. ai vao me perguntar "mas so se pode trabalhar 10 horas por dia, certo?", sim, mas aqui a gente nao segue muito bem esta regra, e acho que nenhuma, pois vejam, eu trabalhei 34 horas, do total das 45 horas do contrato, certo? certo. e a regra diz "se a familia usou as 45 horas, ok, se nao, azar", mas minha host veio falar disso comigo e pediu para ela usar as 11 horas que nao usaram esta semana como extras nas outras semanas. isso nao eh certo, ela mesmo falou, e que se eu nao quisesse aceitar, tudo bem, mas me digam, o que voces fariam? eu nao fiz cara de contente, mas disse um "ok". ia dizer o que? um "nao" e gerar um mal-estar? mas fiquei triste com isso. porque eu trabalho duro aqui, nao tenho um tempo de folga, so se as duas kids dormem juntas, o que raramente acontece, trabalho sempre no minimo 45 horas, as vezes faco extra para eles - que pagam 10$ a hora, direitinho, normalmente trabalho mais de 10 horas por dia. e faco de coracao, nunca foi preguicosa para trabalhar, mas este lance das horas me deixou mal. mal porque eu gostaria de ter ganhado estes dias, mal porque nao quero ser boba. mal por nao saber se agi certo, mas sei que se agisse diferente ficaria ainda mais mal. ai fiquei pensando "vou fazer 11 horas 'extras' e nao vou receber nada". bem... isto ficou a semana toda pilhando a minha cabeca. pois eu sempre tento ao maximo ajudar a todos, seja amigos ou profissionalmente, e nunca vi reconhecimento. e senti isso aqui, falta de reconhecimento pelo trabalho que tento fazer sempre bem e a mais do que o contrato diz.

ai tem a questao da driver`s license, que em maryland eh mais complicadinho que em outros estados. aqui temos que fazer um curso de drogas e alcool, que custa 35$ e o documento custa 45$, ou seja, 80$. mas podemos usar nossa carteira internacional aqui, nao eh contra a lei, entao, meus hosts ja disseram isso. mas eu quero tirar, porque se resolver ficar o segundo ano tenho que te-la, mas estou sem grana para isso agora. minha counselor disse que os hosts devem pagar as despesas, ja que eu dirijo para as criancas, mas eles ja disseram que eu nao preciso e eles sabem que estou estudando para tirar a carteira e nao se pronunciaram sobre o pagamento... o que faco? nao sei... pensei em falar com eles, mas realmente nao eh algo que eles pediram, eh uma vontade minha. ai, ai.

ontem meu pai me lembrou de alguns principios nossos, da minha familia. lembrou-me de nunca esquecer que mesmo que aqui, na terra, ninguem nos de reconhecimento, que Deus, nosso Pai, sempre olha por nos e sabe recompensar os filhos que trabalham com o coracao. que o trabalho eh bem visto aos olhos de Deus. lembrou-me de agir sempre com humildade e fazer o melhor que eu posso, sempre, independente do que seja. lembrou-me de nao ser materialista, que sabe que estou vivendo num lugar que o materialismo impera e por isso estou ficando um pouco desencontrada, mas que eu preciso voltar ao meu caminho de sempre. e que nao fiz nada errado, que se eu estiver agindo com o coracao, que estou no caminho certo, que minha hora vai chegar.

ele falou muito mais, isso so foi um pouquinho. um amigo meu, serginho, tambem mandou um email maravilhoso, lembrando-me das coisas que realmente vale.

com isso, hoje estou melhor, mais alegre, mesmo sem dinheiro no bolso.

vim aqui para crescer, por isso meu medo de nao agir de forma correta quando for necessario, mas o tempo dira se estava certa ou nao.

gente, fica com Deus! desculpe o post reclamativo, mas nem sempre a vida de au pair eh um conto de fadas, mesmo assim, estou feliz por ser au pair, por viver aqui esse tipo de experiencia. a gente cresce assim, certo?

9 comments:

  1. é assim que a gente cresce sim, a adversidades que nos fortalecem e um dia quando a gente encontrar um problema maior a gente já vai estar mais preparado pra encarar.
    Com certeza tudo vai dar certo!
    100000 bjs

    ReplyDelete
  2. Rafa querida,

    Esse blog é seu e vc escreve o que quizer!

    Eu sei que o fato de não ter grana deixa a gente chateada mesmo, mas leve o conselho do seu pai, que talvez o ambiente que vc está vivendo seja consumista ao extremo e isso tenha te abalado um pouco. Concordo com vc em não gastar sua graninha guardada no Brasil com roupas e besteiras, mas para as viagens e os estudos valem a pena pois ficaram para sempre com vc.

    Eu tenho certeza que as pessoas abusam e principalmente pq tenho certeza que já te conhecem um pouco e sabem que vc não diria não, mas se isso é algo que te encomodou converse com seus hosts em uma conversa civilizada expondo seus sentimentos e ponto de vista não se anule e não passe por cima de seus valores.

    Acho que as vezes vc tolerando uma coisinha aqui, outra ali iso vai virando uma bola de neve então é melhor parar por ai, manter uma conversa aberta e colocando os pontos nos "is". As vezes eles nem "percebem" que estão passando dos limites já quw vc é uma pessoa esforçada que cumpri com suas tarefas e até mesmo faz coisas que não são de sua obrigação, se eles não estão exergando isso, faça-os enxergar e tenho certeza que se eles são boas pessoas saberam reconhecer que em alguns momentos "abusam". Não se omita Rafa!

    um grande beijo esses probleminhas aparecem no meio do percurso, mas tb sem eles a vida ficaria chata e a gente não amadureceria!

    have a nice weekend

    ReplyDelete
  3. Oi Rafa!!!
    eu sei bem como eh... nao sei se eh porque a gente esta no comeco mas ainda eh dificil falar "nao" pros hosts ne... tem horas que a gente se enche mas acaba fazendo... enfim, estou supre ansiosa em ir te conhecer e nao se preocupe pq nao sou nada consumista, sou bem mao de vaca ate...rs entao a gente vai gastar so o minimo necessario ta? rsrsrs

    beijocas!!!

    ReplyDelete
  4. Oi irmazinha
    rs
    certeza... as vezes quero te dar uns petelecos, mas as vezes eh vc que da em mim

    falando em montanha russa
    e o Six Flags?
    bjus

    ReplyDelete
  5. Rafa... lendo algumas coisas do seu post me exerguei claramente ai... principalmente no parágrafo das horas extras. Tbm sempre faço mais do que posso pra agradar e ajudar quem gosto, mas às vezes sinto não ter recompensa. Às vezes é triste, é muito difícil, não saber dizer não, twer medo de criar mal estar, calar quando quer falar, etc. Infelizmente (ou felizmente) só saberemos se agimos certo depois, quando colhermos os frutos da nossa ação.
    Fico feliz que vc esteja conseguindo deixar essa tristeza de lado. A inquietação deve ser grande, mas aos poucos tudo vai se ajeitando...

    E com relação ao post triste, não se preocupa, tamos aqui pra dar força sempre, pra ouvir e pra dizer, afinal somos uma "família" de au pairs e futuras. Sabemos que não e não vai ser fácil. Mas o aprendizado? SIM, ELE VEM SEMPRE!

    Bjo no teu coração e obrigada pelos comentários sempre no meu blog :)

    Desculpa por ter falado muito...Bjão!

    ReplyDelete
  6. Ah... e presta bem atenção nos conselhos da Gisele ai... eu li e gostei muito, ela foi simplesmente SÁBIA!

    ReplyDelete
  7. oi Rafaela!
    estou lendo seu blog pela 1° vez... adorei ele todinho. heheh
    sei q se conselho fosse bom n se dava, mas acho q o dialogo eh o melhor nessas situaçao. vc ficar deixando passar certas ''coisinhas'' qrendo ou nao eles acabam meio q 'abusando'
    entao aaxo q o melhor seria expor suas duvidas e necessidades por q vc como qqr outra pessoa as tem.
    e eles tem q entender assim como vc entende as necessidades deles.
    bjinhus flor. e boa sorte pra vc!
    =D
    ps. vou add seu blog ok?? bj

    ReplyDelete
  8. Olá RAFA
    Bem eu sempre leio o seu blog e nunca deixo recado rsrs acho meio estranho deixar recados aqui mas este post me chamou a atençaõ hoje. Pode acreditar q sonhos possuem o seu preço, seja qual for e só quem os paga é q sabe exatamente o sabor de te-lo conquistado. Minha vida não é diferente, sigo o meu sonho e hoje dois dias depois do dia vinte não tenho um real para tomar um sorvete rsrsrs e como vc tb desejo conquistar as minhas coisas sozinhas, sem pedir ajuda pra mãe pai e etc....Acredito q quando seguimos o nosso coração, mesmo com todas as duvidas q temos nos conquistamos o q desejamos. Tudo ficará certo, sempre =)
    beijos

    ReplyDelete
  9. Oi Rafaela
    Acho importante você escrever sobre as suas angústias também, porque mesmo sonhando, nós, futuras au pairs, precisamos ser realistas do que pode acontecer em nosso ano. Eu sempre procuro ler sobre as experiências, independente de serem boas ou não. Isso, me deixa mais "pé no chão".
    Sobre a licença, minha opinião: se eles não pediram, vc quer tirar, mas precisa ser agora? Você não pode esperar para depois da viagem, quando estiver mais confortável de dinheiro? E depois, segundo ano é segundo ano, quando for chegando, você pensa, você faz.
    Mais uma coisa: sobre a questão das horas extras, eu acho que você deve ser sincera e dizer "não", afinal, ganhar para fazer as horas extras é como um diferencial, certo? Ou seja, não é regulamentado. Acredito eu, que ela não pode se aproveitar disso para "incluir" uma regra. Diga não, se você não está confortável com essa opção. Regras são regras, não existe isso de horas acumuladas, horas "a dever", imagina! Loucura! Diga não, educamente. Aprendi que podemos dizer TUDO nesta vida, só precisamos aprender a forma de dizer.
    E daí, se ela levantar a história das horas extras, como querendo dizer que ela paga, etc; veja como ela se sente sobre isso e se precisar, pare com isso. Afinal, se ela ficar acumulando horas, é capaz de você ganhar menos do que antigamente.
    Bom, desculpa a intromissão, mas realmente senti vontade de escrever sobre essas questões.
    Abraços!
    Cinthya

    ReplyDelete