Saturday, March 22, 2008

adaptacao

muitas pessoas, amigos e futuras au pairs, me perguntam sobre a adaptacao. como foi a minha? como esta sendo?

bem, eu lembro que quando eu completei um mes aqui ainda me sentia perdida com tudo. so o que fazer durante a semana que nao, digo, meu schedule de horario como buscar o kidizinho na escola, voltar sem se perder, nisso era segura ja. de resto ainda ficava perdida. o que fazer na hora de acordar? o que brincar com as kids? onde leva-las? fazer aos fins-de-semana? o que comer? pegar comida na geladeira? fazer a minha? jantar com eles? qual era o ritmo de vida da minha host family? como dirigir direitinho aqui, seguindo as marcacoes nas ruas, as placas? onde fica cada lugar, como mercado, farmacia, shopping?

hoje ja estou ha dois meses e meio aqui e me sinto bem adaptada. sei as preferencias dos hosts, o que fazem aos fins-de-semana - isso foi dificil porque eu nunca fico em casa no weekend - nao me perco na rua, alias, se pego outra direcao sei me virar melhor, entendo como dirigir, sei tomar caminhos alternativos. sei me virar melhor sozinha, seja no telefone, seja pessoalmente. acho que o fato de eu ja ter viajado bastante por aqui me ajudou a sentir-me mais segura. tambem sei ir aos parques com as kids, de carro ou de stroller, na biblioteca. ja vou na cozinha e pego algo para comer, abrindo a geladeira, sem vergonha. minha host me pede coisas, por exemplo, se vou ao shopping para comprar algo para ela. uma vida mais normal, sem grande misterios.

conversas? eu falo bastante com meus hosts, normalmente quando eles chegam em casa depois do trabalho e no jantar. procuro sempre jantar com eles.

conversar eh muito importante. faz com que nos conhecamos melhor, saber o que gosta e nao gosta.
isso nao quer dizer que ja sei tudo, pelo contrario, cada dia descubro algo novo, um 'o que fazer' novo, mas agora mais acostumada com isso.

me lembro do primeiro dia, de subir as escadas, entrar na cozinha e ver minha host preparando panquecas para mim. hoje eu subi e tinha la uma tigela com a massa da panqueca pronta, que meu host deixou para eu mesma fazer quando acordasse.

as coisas mudam, nao? para melhor, claro!

No comments:

Post a Comment