Thursday, March 13, 2008

enfim, quando eu vou me sentir segura?

hoje fui a minha segunda cluster meeting no qual o cluster de chevy chase, uma cidade aqui perto, participou. tivemos pizzas, o suficiente desta vez, e refrigerante.

o foco foi seguranca pessoal e para isso tivemos a presenca de um policial (que eu esqueci o nome) da nossa provincia de montgomery count.

bem, quem me conhece sabe que sou a pessoa mais medrosa em relacao a seguranca. nunca me sinto segura, em nenhum lugar. ando sempre olhando para todos os lados, suspeito de todo mundo, nao ando sozinha a noite na rua, enfim, por ja ter sido assaltada algumas vezes meu medo eh em um grau elevado. infelizmente, nao sou feliz por ser assim, mas nao controlo este sentimento. e quem mora em sao paulo costuma estar atento a tudo. a cidade nos "ajuda" a ser assim.

entao, na reuniao o policial simpatico e engracado mostrou uns videos que so aumentaram meu medo e ate deixou as mais desencanadas preocupadas, pois eram filmes baseados em fatos reais no qual vitimas femininas morreram. assustador, diria. tudo para nos alertar de como agir em situacoes como se acabar a gasolina do carro, se furar um pneu ou se alguem se aproximar de voce.

eu achei interessante, pois sempre eh bom lembrarmos do "nao falar com estranhos". ele nos deu quatro folders com diversas dicas para nosso personal safety. eh claro que vou ler tudo.

ganhamos uns brindes da policia: caneta, chaveiro, copo plastico e escova de cabelo.

algumas dicas que estao fresquinhas:
  • se voce ficar sem gasolina no carro, ligue para um conhecido que possa te ajudar, nao tendo, ligue para a policia e aguarde sempre dentro do carro trancado. se alguem parar e oferecer ajuda, abra bem pouco a janela, converse com a pessoa, mas informe que a ajuda ja esta chegando. nunca sai do carro (o certo eh sempre verificar se tem gasolina antes);
  • se o pneu do carro furar, siga o mesmo procedimento. eu acho que, se estivermos em um lugar movimentado no qual eh possivel contar com a ajuda de outras pessoas em seguranca, da para chamar alguem de alguma loja, algo assim. ou dirija o carro ate um posto de gasolina;
  • ao sair de qualquer lugar, sempre olhe para atras, do lado, veja se tem alguem te observando, veja se esta sendo seguida. se perceber uma movimentacao estranha, chame a policia e procure um lugar seguro, como uma loja;
  • se estiver em qualquer lugar e ver um suspeito, ligue para a policia. ele pode ate nao estar atras de voce, mas voce podera ajudar alguma possivel vitima;
  • procure estacionar o carro sempre de reh para ter facilidade ao sair. antes de entrar no carro, verifique se ha alguem suspeito, olhe dos lados do carro. se entrou no carro, tranque-o, coloque o cinto e dirija. deixe o gps e o radio para ligar no caminho. nao fique muito tempo parada dentro do carro (so nos casos acima citados);
  • para quem tem gps (eu nao tenho) sempre lembre de tira-lo do carro, pois la tem informacoes sobre a residencia e caminhos usuais;
  • se sofrer um pequeno acidente de carro, nao sai do carro. peca para a pessoa te seguir e pare em um posto de gasolina, algum lugar que tenha gente e veja o que pode ser feito. enquanto isso, ligue para a policia;
  • se viajar sozinha, antes de trancar a porta do quarto do hotel, veja se nao ha ninguem dentro do quarto e verifique se a linha telefonica esta funcionando. se baterem na porta, nunca abra, pergunte quem eh e o que veio fazer la e ligue para a recepcao do hotel ou gerencia;
  • procure andar em lugares movimentados e com luz;
  • mantenha as portas de casa fechadas, se ver algum estranho observando a casa, ligue para a policia;
  • nunca abram a porta para estranhos;
  • nao use spray de pimenta ou outra "arma", pois da uma sensacao de falsa protecao e ainda pode virar contra voce (e se voce for revistada em algum predio publico, podem dizer que voce estava armada;
  • se for assaltada, entregue os objetos, o carro, enfim, o que o assaltante pedir;
  • nunca deixe bolsa ou outros pertences sem supervisao constante.

sei que tem bem mais dicas, mas estas sao as que lembrei agora. no final da reuniao eu perguntei para ele como deveria agir quem costuma andar sozinha, como eu que vou ate o metro dentro da minha vizinhanca. ele disse que se eu perceber que estou sendo seguida, que devo atravessar a rua, olhar para tras, e ver a reacao do suspeito. se achar que da, entrar em uma casa e bater na porta, pedir ajuda, ou posso fingir que esqueci algo e voltar, em direcao ao suspeito, do outro lado da rua. tambem eh bom ligar para os hosts ou mesmo para a policia e falar alto, comentar da localizacao.

quem eh au pairs tem a responsabilidade de nao so garantir a nossa seguranca, mas as das nossas criancas. quem anda de carro como eu sabe o trabalho que da o seat belt das kids. tenho que colocar a kidizinha de um lado do carro, o kidizinho do outro, ai vou para meu banco, por isso, temos que ter atencao redobrada. e nunca deixem as criancas sozinhas no carro. sempre saia com elas e leve as chaves. mantenha tudo trancado. no parque, fique atenta a todos os movimentos, das kids e das outras pessoas.

eu sempre converso com o kidizinho para: 1) quero que ele sempre brinque em lugar visivel, 2) que se ele quiser brincar com alguem que deve me pedir antes, 3) que se algum estranho tocar nele ou segura-lo que ele grite meu nome o mais alto possivel e faca um escandalo. isso porque eu sempre fico mais com a kidizinha no parque e o deixo um pouco solto, mas toda hora estou de olho nele.

com meus hosts eu vou conversar sobre o fato deles me buscarem no metro sempre, pois nao me sinto segura andando a noite. de dia ate consigo. eu ja faco isso, mas nao me sinto confortavel, quero deixar tudo explicado que nao eh abuso, mas sim, medo. hoje quando cheguei comecei a conversar com a host, mas a kidizinha comecou a chorar no quarto e eu disse que poderiamos conversar outra hora, ai ela me disse "rafa, nao se preocupe mesmo com isso de nos ligar, so mesmo se voce voltar umas 11pm que eh nosso horario de dormir que eu peco para voce voltar de taxi, mas conversamos melhor".

a parte boa eh que o policial disse que moramos em uma regiao segura, ate mais segura do que dc, mas que ele nao pode garantir que aqui eh 100% seguro.

mas estive pensando sobre a violencia que eles mostraram e achei diferente se comparada ao brasil. porque aqui parece ter umas pessoas realmente loucas, do mal, que saem com a intencao de matar uma pessoa qualquer. no brasil normalmente somos assaltados por dinheiro, tendo algo que satisfaca o ladrao e nao reagindo, nossa vida eh poupada. claro, nao eh tudo 100%, ha violencia sexual no brasil, mas aqui nem sempre eh este tipo de violencia que o maniaco procura, mas sim o "prazer" de aniquilar a vida. credo... vou tentar nao pensar muito nisso.

espero que algumas dicas sejam uteis nao so para as futuras au pairs, mas para todos que leem meu espaco.

cluster meeting = reuniao realizada uma vez por mes por uma orientadora contratada pela agencia que reune, normalmente, as au pairs da cidade.

2 comments:

  1. OI Rafaaa
    adorei o post
    e claro, so podia ter vindo de uma paulista como vc! hahahaha

    brincadeira, em Ctba tb tem os q ficar preocupados

    entao, gostei da dica de estacionar o carro de re... pq nunca faco isso e realmente eh bom...

    bjus
    te adoro

    ReplyDelete
  2. Casa nova!!!!
    Só pra te rum layout bonitão é?

    Saudade. Beijo

    ReplyDelete