Saturday, March 15, 2008

"qual eh a capital do brasil? buenos aires?"

queridos amigos brasileiros,

sim, existe americano estupido e que faz esta pergunta. eu achava que isso era piada, mas nao eh. aconteceu comigo ha algumas horas...

bem, tudo comecou quando a ana, au pair do haiti, passou aqui em casa para irmos a um restaurante que vira bar depois das 9pm - so fomos pelo restaurante, hoje - a mariela, au pair da costa rica, ja estava aqui comigo esperando-a, assim, seguimos lindas, sorridentes e famintas.

o restaurante/bar, que logico que nao lembro o nome, fica em college park, uma cidade pequena vizinha de silver spring, mas que voce nem percebe direito que sao duas cidades distintas e fica praticamente dentro do campus da university of maryland, ou seja, so estudantes por la. muito bom, ver gente jovem e bonita. entao, um garcom gatinho nos atendeu todo sorridente e toda hora parava em nossa mesa para perguntar se estava tudo certo. ai ele perguntou de onde eramos, que adorava ouvir nosso sotaque - que na verdade eu acho que ele deve achar engracado, pois eu acho bizarro um estrangeiro falando portugues, sei la - bem, entre suas paradas em nossa mesa ele comentou algo que a melhor amiga da namorada dele era filha de brasileiros, ai veio a perola: "qual a capital do brasil mesmo? buenos aires, ne?". qual foi minha reacao?, esta: "o que? nao, nao, eu nao ouvi isso, acho que vou te matar agora mesmo, por me dar uma resposta tao errada quando essa", e briquei com a faca que estava usando. ai ele ficou todo envergonhado e pediu mil desculpas. so sei que ele voltou na mesa e brincou mais umas duas vezes que nao ia esquecer a resposta certa, pois deixei claro que era brasilia, que buenos aires ficava na argentina e que nos brasileiros odiamos este tipo de resposta. ai ele comentou "ah, voces sao melhores no futebol", tentando consertar.

eu juro que fiquei em choque, senti-me from um pais pequeno, qualquer, sem importancia, la do terceiro mundo. depois fiquei revoltada com tanta ignorancia.

culpa dos americanos? sim, pois aqui eles realmente nao aprendem historia ou geografia mundial, so mesmo a deles, por orgulho e com orgulho. lembro que na philadelphia ouvi o guia do tour pelo independence hall dizer que eles eram a melhor nacao, pois foi o unico pais a ter sua independencia engajada no ideal de liberdade. tsc, tsc... eu ate gosto da historia deles, mas tambem nao vamos exagerar.

sabe, eu nao acho que o garcom, ou outro alguem nao brasileiro, tenha a obrigacao de saber a capital do brasil, pois nao eh uma cidade muito conhecida. mas trocar a capital de um pais por outro ja acho demais.

culpa do brasil? tambem. estando aqui fica facil perceber como nosso governo nao investe em marketing internacional. eh unaneme eu dizer que sou do brasil e alguem falar do carnaval, e so. as vezes falam do futebol, do ronaldo, nada mais. nao somos nada para a maioria dos americanos e ate mesmo para pessoas de outros paises.

decidi que logo apos eu tirar minha driving license vou me cadastrar em um programa que a apia aconselha participarmos no qual visitamos escolas para fazer uma pequena palestra falando do nosso pais. como estou aqui reclamando, eh meu dever tentar fazer algo que esta a meu alcance, no minimo, para tentar amenizar um pouco tanta ignorancia.

2 comments:

  1. Oi Rafa!!! Adorei esse post!! Pode me esperar q eu t ajudo nessa empreitada!! Ajudo a divulgar o nosso pais pelos US!!! NAo sosu tao patriota assim, pq na maioria das vezes me revolto com as coisas aqui..mas tb não aceito calada não q troquem o nome d capital do do Brasil, pelas capital argentina... Aí já é demais!!! No way!!!
    Bkjs T+

    ReplyDelete
  2. oi Rafa, gostei muito de ler isso, realmente temos de ser patriotas e mostrar a todos quem somos.
    Somos brasileiros e não desistimos nunca.
    A gente faz o que pode e se vc puder fazer essas palestras do Brasil vai ser legal
    Acompanho seu blog desde o outro blog e achei que a mudança pra cá ficou ótima!
    o blog esta show!
    bjs

    ReplyDelete